domingo, 16 de dezembro de 2012

Relatório do Projeto - Maria Lúcia Silva e Edimilson de Sousa Brito


Relatório do Projeto da Semana de Ciências e Tecnologia.

Realizou-se na U.E. Hugo Napoleão – Programa Darcy Ribeiro –UEMA, o Projeto da Semana Nacional de Ciências e Tecnologias executado pelos alunos, onde foram desenvolvidas atividades voltadas para sustentabilidade e erradicação da pobreza. Os trabalhos  foram divididos de acordo com os cursos como: Horta suspensa;  Confecção de sacolas com jornais, revistas; Confecção de arranjos com sementes, cascas – alunos de Biologia e Matemática;  Confecção de sabões com aproveitamento de gorduras  e produção de soda para preparo de sabão; sabonetes com  essência de aroeira e isolantes térmicos de caixas de leite com os alunos de Química e Física; arranjos com garrafas pets para ornamentação do ambiente da culminância do projeto. Contamos também com dois palestrantes nas áreas de sustentabilidade e recuperação do meio ambiente Professores Sérgio Noleto Turibus e Patricia  Ribeiro Maia. Nos dias de encerramento do projeto, contamos com a presença de alunos do ensino Fundamental séries iniciais e finais e Ensino médio, professores e pessoas da comunidade local conforme fotos.  Os alunos desenvolveram projetos de suas atividades descritas no Projeto I Mostra Cientifica... conforme demonstra no blog, utilizaram computadores e data show para apresentação dos slides. Em resumo a Semana foi um momento ímpar de reflexão de nossas atitudes em relação ao. meio ambiente

domingo, 25 de novembro de 2012

Navegando por sites educacionais assistir a um vídeo muito interessante intitulado  Aprender a Aprender, que em minha opinião resume bem as dificuldades que muitos de nós professores enfrentamos ao utilizamos as mídias em nosso dia a dia, ou seja, quando nos deparamos com algo novo pode a primeiro instante nos parecer impossível  e tendemos a desistir, mais que assistir ao vídeo verá que a persistência nos leva a aprender com nossos erros e irmos melhorando cada vez mais nossas práticas até sermos merecedores do grande premio da que é o conhecimento.
Assista você também e se emocione vale a pena
Boa tarde um excelente final de curso a todos 

Lucia e Edimilson

quarta-feira, 21 de novembro de 2012

IMPORTÂNCIA DA SEMANA DE CIÊNCIAS E TECNOLOGIA PARA LORETO - Por Edimilson Brito

Atualmente nunca se ouviu falar tanto sobre a importância de se preservar os recursos naturais  e da importância de se desenvolver alternativas econômicas que repense os paradigmas econômicos de outrora, onde desenvolvimento e preservação do meio ambiente não era possível.
O tema da Semana de Ciências e Tecnologia Sustentabilidade e Economia, possibilitou um momento impar para se discutir e mostrar que é possível sim desenvolver alternativas econômicas que promovam a sustentabilidade.
Venho aqui também parabenizar a toda equipe organizadora que realizou a mesma nos polos e não em São Luis o que possibilitou uma discussão mais focada dentro da realidade de cada região.
Em resumo a semana foi um sucesso e atingiu o objetivo de despertar a comunidade local para uma consciência de um desenvolvimento sustentável.

Edimilson de Sousa Brito

FOTOS - SEMANA DE CIÊNCIAS E TECNOLOGIA -POLO DE LORETO















terça-feira, 20 de novembro de 2012

Publicado site do Programa Darcy Ribeiro-UEMA

http://www.pdr.uema.br/index.php?option=com_content&task=view&id=480&Itemid=47
http://www.facebookhttp://www.facebook.com/profile.php
Álbum  Semana de Ciência e Tecnologia
id=100003675716587&sk=photos_albums.com/profile.php?id=100003675716587&sk=photos_stream

Atividades Cadastradas

Estado: 
MARANHÃO
Cidade selecionada: Loreto   < selecionar outra >
Número de Eventos na cidade: 1
 
Significado das cores das linhas
  Atividade   Atividade Integradora 
  
 Atividade Integrada 
 
I Mostra Acadêmica Cientifica de Ciências Biológicas Sustentabilidade e Economia
Instituição: UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHÃO-PROGRAMA DARCY RIBEIRO
Tipo: Exposição de C&T
Público alvo: Estudantes do ensino fundamental
Local: Centro Nossa Senhora do COCO de Aparecida-Avenida Rio Balsas S/N - Loreto-MA
Inscrições: Sim
Informações: I Mostra Acadêmica Cientifica de Ciências Biológicas Sustentabilidade e Economia será um momento discursão em torno da temática da sustentabilidade e seus desafios frente a uma geração de uma economia que promova a preservação dos recursos naturais, ao mesmo tempo em que busca alternativas para melhoramento da situação econômica de famílias que vivem em situação de vulnerabilidade financeira criando alternativas que viabilizem a uma implementação do orçamento domestico a partir de alternativas ligadas ao reaproveitamento de materiais reciclados e a extração consciente e sustentável dos recursos naturais através da promoção de palestras oficinas. Criando assim um momento impar para se discutir sobre a importância da sustentabilidade e sua aplicabilidade em nosso cotidiano.
Datas/Horários: 
17/10 de 08:00h a 17:00h
18/10 de 08:00h a 17:00h
19/10 de 08:00h a 17:00h
20/10 de 08:00h a 17:00h 
 http://semanact.mct.gov.br/index.php/content/view/5938/Atividades_Cadastradas.html

http://www.facebook.com/profile.php?id=100003675716587&sk=photos_stream

      O projeto I Mostra Científica foi elaborado por Maria Lúcia Silva e Edimilson de Sousa Brito. Executado pelos alunos do Programa Darcy Ribeiro e na Culminância houve a participação dos acadêmicos, Professores e alunos do Fundamental series finais, alunos do Ensino Médio e comunidade local. Além dos professores palestrantes Patricia Ribeiro Maia e Sérgio Noleto Turibus, onde destacaram em suas falas cuidados com meio ambiente, sustentabilidade, recuperação de áreas degradadas e tecnologias.
      Foi muito proveitosa aquela Semana, tanto em conhecimento como em experiência.
Maria Lúcia Silva.



Já no Polo de Loreto, os estudantes desenvolveram projetos sustentáveis que podem gerar renda para a população local. “Os acadêmicos expuseram novos recursos sustentáveis, como hortas sustentáveis, a fim de melhorar a qualidade de vida dos moradores do município”, afirmou a Coordenadora do Polo, Maria Lúcia Silva.http://semanact.mct.gov.br/index.php/content/view/6462/Impactos_das_queimadas_e_projetos_sustentaveis_sao_temas_abordados_pelo_Programa

segunda-feira, 19 de novembro de 2012



I Mostra Acadêmica Cientifica de Ciências Biológicas
Sustentabilidade e Economia

Maria Lucia Silva
   Luciano Façanha Marques

RESUMO
Este trabalho apresenta o proposito de se gerar uma discursão em torno da temática da sustentabilidade e seus desafios frente a uma geração de uma economia que promova a preservação dos recursos naturais, ao mesmo tempo em que busca alternativas para melhoramento da situação econômica de famílias que vivem em situação de vulnerabilidade financeira criando alternativas que viabilizem a uma implementação do orçamento domestico a partir de alternativas ligadas ao reaproveitamento de materiais reciclados e a extração consciente e sustentável dos recursos naturais através da promoção de palestras oficinas. Criando assim um momento impar para se discutir sobre a importância da sustentabilidade e sua aplicabilidade em nosso cotidiano.
Palavras-chave: sustentabilidade, economia, reaproveitamento.

1.     DADOS DE IDENTIFICAÇÃO


§  Autores:  Maria Lucia Silva e  Luciano Façanha Marques
§  Instituição: Universidade Estadual do Maranhão – EUMA / Programa Darcy Ribeiro – PDE


§  Título:  I Mostra Acadêmica Cientifica de Ciências Biológicas Sustentabilidade e Economia
§  Período:  17_/_10__/2012  a   20__/10_/2012 

2.     INTRODUÇÃO


            A visão dominante em torno das discursões sobre preservação do meio ambiente é a de que no processo de desenvolvimento de um país ele é confrontado com uma escolha difícil: Mais desenvolvimento ou mais conservação. Para propor alicerces de uma nova economia se faz necessário reexaminar seus supostos básicos e a contabilização de seus resultados. Não é tarefa fácil frente aos paradigmas dominantes, afinal de contas a revolução industrial a grande predadora dos recursos naturais, também acelerou o crescimento econômico melhorou e elevou o nível de bem estar. Então por que repensar a economia abandonando conexões aparentemente tão mais eficazes?
            Em primeiro lugar, porque a exaustão de um ecossistema compromete o próprio desenvolvimento econômico, o que nos leva a crer que é somente com medidas de conservação e reaproveitamento que o crescimento se torna viável. Em segundo lugar é preciso se buscar novas bases produtivas e criar na população em geral um nível de consciência voltada para importância da conservação dos recursos hoje existentes para que possamos tê-los por mais tempo.
            Neste sentido atitudes como a reciclagem, exploração consciente dos recursos naturais voltada para a geração de renda, se tornam cada vez mais necessárias para que possamos abandonar de vez este modelo ultrapassado onde crescimento econômico e recursos naturais não podem coexistir. O objetivo deste trabalho é apontar possibilidades de irmanar estes dois conceitos mostrando alternativas que façam do homem não um predador mais parte integrante deste grande ecossistema chamado terra. Pois nos alunos, professores e coordenação do Programa Darcy Ribeiro UEMA Rota Soja numa visão critica e dos velhos paradigmas econômicos, acreditamos numa economia verde que por sua vez não possui precedente nem modelo mais que suscita uma transformação em nossa maneira de produzir e consumir.

3.     objetivos


            O presente trabalho tem por objetivo suscitar atitudes sociais individuais e empresariais voltadas para preservação do meio ambiente e o desenvolvimento de fontes de renda alternativas para famílias de baixa renda por meio de propostas de reaproveitamento e manejo sustentável.

4.     METODOLOGIA


            A proposta de trabalho apresentada para estas práticas, foram desenvolvidas a partir da observância das necessidades de se desenvolver projetos que ao mesmo tempo despertasse para  uma consciência de preservação e oportunizasse alternativas para a geração de renda através de pequenos cursos e palestras  que viabilizem a criação de instrumentos de decoração, jardinagem,  arborização, reciclagem, criação de hortas caseiras e outros conceitos ligados a preservação do meio ambiente, reaproveitamento de materiais e manejo sustentável, de acordo com as seguintes propostas de trabalho abaixo descritas:

5.     CRONOGRAMA DAS ATIVIDADES


Dia / Data
Atividades a serem desenvolvidas
1º dia
Credenciamento dos participantes palestras de abertura exposição de slide sobre o ecossistema Local e palestras informativas sobre o tema.
dia
Cursos: Reciclagem, compostagem, paisagismo sustentável, a manejo sustentável.
3º dia
Palestra de encerramento, exposição dos trabalhos e show cultural.
Despesas como lanches, local do evento material eletrônico e multimídia, material de impressão e outros não aqui descritos serram de inteira responsabilidade dos polos que sediaram o evento.
7- PUBLICO ALVO
O referido trabalho acima possui a pretensão de atingir além dos Universitários do Programa Darcy Ribeiro Balsas e Loreto, alunos do fundamental maior e ensino médio da rede publica de Loreto, empresariado Local, ONGs e Cooperativas e comunidade em geral conforme tabela abaixo.
REPRESENTAÇÕES
QUANTIDADE DE VAGAS
Universitários do Programa Darcy Ribeiro Balsas e Loreto
200
Alunos do Fundamental Maior e Ensino Médio da rede pública de Loreto-Zona Urbana.
35
Alunos do Fundamental Maior e Ensino Médio da rede pública de Loreto – Zona Rural.
15
Empresariado Local
10
ONGs Cooperativas
05
Comunidade em geral
40

8- PROGRAMAÇÃO
A I Mostra Acadêmica Cientifica de Ciências Biológicas Sustentabilidade e Economia, a ser realizada no período de 17 a 20 de outubro terá a seguinte programação:

DIA
ATIVIDADE
17/10
Ornamentação e preparativos finais
18/10
Credenciamento dos participantes palestras de abertura exposição de slide sobre o ecossistema Local e palestras informativas sobre o tema.
19/10
Cursos: Reciclagem, compostagem, paisagismo sustentável, a manejo sustentável,
Horta suspensa.
20/10
Palestra de encerramento, exposição dos trabalhos e show cultural.

            As palestras informativas tem como objetivos gerar consciência de como se encontra nosso ecossistema, como nossas atitudes interferem no mesmo e como podemos fazer para mudar tal quadro, criando assim uma consciência conservacionista dos recursos naturais a partir de mudanças de atitudes simples. 
            Com os mini cursos pretendemos demonstrar que por meio de ideias simples podemos ter uma qualidade de vida melhor e ainda melhorar o orçamento familiar com base em conceitos simples como a confecção de objetos ornamentais e decorativos aproveitando materiais reciclados e coletando de maneira sustentável materiais na natureza como: galhos secos, sementes, casca de frutos e etc. conforme fotos abaixo.
CONCLUSÃO
As experiências construídas com base nas orientações deste trabalho pretende apontar um pequeno norte para uma tomada de consciência da necessidade de atitudes que ajudem a construir rumos para uma economia que não vise a obtenção de lucros a todo custo valorizando pequenas atitudes individuais como parte integrante de uma grande ação em prol de uma economia verde que possibilite além da obtenção de lucro a convivência pacífica entre desenvolvimento, natureza e bem estar.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRAFICAS


ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 6023 : Informação e documentação:  Referências: Elaboração. Rio de Janeiro, 2002a.

DAY, R.A. Como escrever e publicar um artigo científico. 5. ed.  São Paulo: Santos Editora, 2001. 275 p. 

HIROTA, E.H. Desenvolvimento de competências para a introdução de inovações gerenciais na construção através da aprendizagem na ação. 2001. 205p. Tese (Doutorado em Engenharia) - Escola de Engenharia, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2001.

MORO, M.M. Dicas para escrever artigos científicos.  Disponível em: <http://www.cs.ucr.edu/~mirella/Dicas.html> Acesso em: 12 fev. 2007.

Belinky A. Uma economia democrática para o desenvolvimento sustentável. 2012. [acessado 2012 abr. 17]. Disponível em: http://rio20.net/pt-br/documentos/umaeconomia-democratica-para-o-desenvolvimentosutentavel.

Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA).
Objetivos de Desenvolvimento do Milênio: relatório de acompanhamento. Brasilia: IPEA; 2010.

Organização para a Cooperação e Desenvolvimento
Económico (OCDE). Towards green growth: Asummary for policy makers. OECD Meeting of the
Council at Ministerial Level. Paris: OECD; 2011.

sexta-feira, 28 de setembro de 2012

Biografia - Darcy Ribeiro


Já sabendo que sua doença era terminal, Darcy Ribeiro confessou no livro de memórias: "Termino esta minha vida já exausto de viver, mas querendo mais vida, mais amor, mais saber, mais travessuras". Tudo muito coerente com quem sempre se declarou um "fazedor".

Filho de farmacêutico e professora, Darcy Ribeiro mudou-se para o Rio de Janeiro com o objetivo de estudar medicina. Até ingressou na faculdade, mas abandonou o curso depois de três anos.

Transferiu-se para São Paulo, indo estudar ciências sociais na Escola de Sociologia e Política e ali graduando-se em 1946. Depois, em 1949, entrou para o Serviço de Proteção aos Índios (antecessor da Funai), onde trabalharia até 1951. Passou várias temporadas com os indígenas do Mato Grosso (então um só estado) e da Amazônia, publicando as anotações feitas durante essas viagens. Colaborou ainda para a fundação do Museu do Índio (que dirigiu) e a criação do parque indígena do Xingu.

Na época, Darcy Ribeiro escreveu diversas obras de etnografia e defesa da causa indigenista, contribuindo com estudos para a Unesco e a Organização Internacional do Trabalho. Em 1955, organizou o primeiro curso de pós-graduação em antropologia, na Universidade do Brasil (Rio de Janeiro), onde lecionou etnologia até 1956.

No ano seguinte, passou a trabalhar no Ministério da Educação e Cultura. Lutou em defesa da escola pública e (junto com Anísio Teixeira) fundou a Universidade de Brasília (da qual seria reitor em 1962-3).

Em 1961, foi ministro da Educação no governo Jânio Quadros. Mais tarde, como chefe da Casa Civil no governo João Goulart, desempenhou papel relevante na elaboração das chamadas reformas de base. Com o golpe militar de 1964, Darcy Ribeiro teve os direitos políticos cassados e foi exilado.

Viveu então em vários países da América Latina, defendendo a reforma universitária. Foi professor na Universidade Oriental do Uruguai e assessorou os presidentes Allende (Chile) e Velasco Alvarado (Peru). Naquele período, Darcy Ribeiro redigiu grande parte de sua obra de maior fôlego: os estudos antropológicos da "Antropologia da Civilização", em seis volumes (o último, "O Povo Brasileiro", ele publicaria em 1995).

Em 1976, retornou para o Brasil, dedicando-se à educação pública. Quatro anos depois, foi anistiado, iniciando uma bem-sucedida carreira política. Em 1982, elegeu-se vice-governador do Rio de Janeiro. Nesse cargo, trabalhou junto ao governador Leonel Brizola na criação dos Centros Integrados de Educação Pública (Ciep). Em 1990, foi eleito senador, posto em que teve destacada atuação.

Em 1992, passou a integrar a Academia Brasileira de Letras. Além da obra antropológica, Darcy Ribeiro publicou os romances "Maíra", "O Mulo", "Utopia Selvagem" e "Migo".

No último ano de vida, Darcy Ribeiro dedicou-se a organizar a Fundação Darcy Ribeiro, com sede na antiga residência em Copacabana (no Rio de Janeiro).

Vítima de câncer, Darcy Ribeiro morreu aos 74 anos.


FONTE: http://educacao.uol.com.br/biografias/darcy-ribeiro.jhtm